quinta-feira, 23 de agosto de 2007

A revolução da tecnologia no processo inclusivo


O momento de adaptação com a máquina passou. Senti-me um peixe fora da água, sem experiência, enquanto a aula exigia maiores conhecimentos, que eu não tinha. Nesse momento passa um filme na minha mente, onde mostra cenas constrangedoras, com tantas mudanças me encontrei em uma sala de aula onde infelizmente na minha experiência tradicional é o que predominava.
A revolução tecnológica manifesta-se em todos os meios, para uma boa parte o processo ainda continua lento. Principalmente quando deparamos no meio de tanto acesso tecnológico, sentimos pequenos. Mas a realidade nos convida para modificar a tradição disponibilizando de um novo modelo curricular. Promovendo experiências e modificando o processo educativo convencional. Pude ter essa experiência nas aulas que tive monitorado pela professora BONILLA em que ela, com toda sua experiência e principalmente paciência, pode a todos nos promover momento de aprimoramento dos nossos conhecimentos. Com toda essa mudança provocada por ela pude ter a certeza que a necessidade de transformação é urgente, no que diz respeito ao processo tecnológico. No decorrer do acesso pude relaxar um pouco tentando familiarizar-me com a máquina podendo até sentir prazer de estar manuseando-a.
As experiências foram inúmeras e satisfatórias. Ao término do módulo sob a orientação da professora desenvolvemos mais um momento de suma importância para o nosso desenvolvimento intelectual. Divididos em equipes e escolhido os temas, desenvolvemos junto aos nossos colegas a maior compreensão do tema. A nossa equipe desenvolveu o tema Interação e Interatividade com dinâmicas onde envolveu toda a turma presente. Através das dinâmicas podemos expor a todos a compreensão do que é ter interação e interatividade. A participação envolveu a todos, pois a curiosidade e as dúvidas sobre o tema foram esclarecidas pelo grupo responsável, onde aprendemos brincando. Outros grupos apresentaram não deixando nada a desejar. É preciso darmos segmento aos nossos objetivos mas, com certeza de que será preciso rever nossas práticas pedagógicas, atualizando a todos para que possamos oferecer ao corpo discente as conquistas de um mundo atualizado e informatizado facilitando o desenvolvimento social, intelectual e cultural de todos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Cintiana,
parece que o mestrado está te fazendo muito bem né? Fico muito feliz em ver sua empolgação em manusear a máquina. Tenha muito sucesso. Te admiro muuuito.
Beijos.

Bonilla disse...

Olá Cintia, estão faltando reflexões das aulas. providencie com urgência. Um abraço